Obras em Construção - Associação Casa das Caldeiras

Obras em construção - Ongoing Artwork Projetcs
Programa de Residência artística e de acompanhamento à realização de projetos

O Programa Obras em Construção valoriza o processo do artista no curso do desenvolvimento de sua obra com o local, tendo como desafio, a dialética entre Arte e Patrimônio. O programa consiste em viabilizar espaços de Residências Artísticas propondo acompanhamento logístico, administrativo e de estruturação do projeto, fomentando um contexto de troca de conhecimentos, métodos e impressões entre seus residentes. Apóia ainda, novas pesquisas e experimentos do processo de desenvolvimento intelectual e criativo dos artistas.

A difusão dos projetos artísticos em residência será promovida através da programação TEMPO FORTE  -  a ser realizada de 22 a 25.07.12, e em encontros dominicais (TODODOMINGO), onde, os artistas apresentarão ao público o andamento de suas pesquisas e reflexões. Posteriormente a este processo, os artistas apresentarão ao público o resultado final de suas obras.

O projeto Arqueologia do presente foi um dos 16 projetos selecionados no programa Obras em Construção. O projeto é uma pesquisa em artes visuais cujos elementos materiais e simbólicos de investigação são ruínas contemporâneas resultantes do processo de demolição empreendido pela construção civil na cidade de São Paulo, a serem registradas no período de realização da residência artística da Associação Casa das Cadeiras. A proposta é observar e problematizar os impactos sociais e estéticos no processo da atual reconfiguração da paisagem urbana de grandes cidades, como São Paulo. 

 Parede em ruína de casa demolida. Bairro Água Branca, São Paulo, 2011